Introdução ao Origami

_Origami, a arte que encanta a todos que conhecem aqui você poderá se aproximar mais desta arte milenar que sou fascinado. A arte japonesa de transformar, dar vida ao papel pode ser trabalhada com pessoas de todas as idades, e etnias.Quem aprende origami consegue desenvolver as habilidades motoras das duas mãos desenvolve as habilidades intelectuais e a criatividade usando todos os hemisférios do cérebro;desenvolve a memória, paciência atenção, já que as regras precisam de seguidas arisca.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Coelophysis de papel Sanduíche


       
              Esse é o primeiro origami que eu faço usando papel sanduíche, que é um papel artesanal conhecido também como Foilpaper. Tem o nome de papel sanduíche por lembrar de um sanduíche na sua confecção.Consiste em duas folhas de qualquer papel mais leves (no meu caso eu usei papel de seda) mais uma folha de papel alumínio,o mesmo que costumamos usar na cozinha, que fica no meio das duas folhas de seda.
             Como fazer papel Artesanal:

         

          As vantagens de se usar o papel sanduíche está na durabilidade do modelo, sem ser necessário qualquer outra intervenção para preservar o modelo, no caso o uso de verniz ou resinas para impermeabilizar os modelos é dispensado. Ajuda também na postura dos modelos nas formas de profundidade e curvatura, mas como todo papel tem que se tomar cuidado para não deixar muito amassado na hora de dobrar.

           Eu adorei usar esse papel, no inicio achei que não ia ficar legal, achei que ia rasgar, amassar.O dinossauro Coelophysis, eu peguei no livro do Stochi Kamiya, um origamista muito famoso pelos seus origamis complexos. 

  As fotos não ficaram com boa qualidade porque foram tiradas com câmera de celular, estou sem minha câmera. Pra quem quiser vou deixar o livro para download: Satoshi Kamiya - Works of Satoshi Kamiya 1995-2003 . 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amazing Origami

  Pra quem acha que origami não tem serventia de uma olhada nas fotos dos origamis abaixo. Mais do que simples papéis dobrados, essa arte usada por vários artistas plásticos e curiosos, é uma forma de expressar suas
idéias, desejos e criatividade através do origami.
Abaixo várias fotos de trabalhos de muitos artistas, dos quais os nomes conheço poucos.








































                


terça-feira, 12 de julho de 2011

Senbazuru

Senbazuru (Zenbazuru) é um grupo de mil grous de origami alinhados em uma corda.

Origami de papel utilizado na confecção Senbazuru é na maioria dos casos de uma cor sólida. Ainda assim, papel com desenhos impressos também podem ser comprados.Tamanho padrão de papel utilizado é de 7,5 x 7,5 cm (cerca de 3 x 3 polegadas). Como em muitas outras regras as coisas estão aí para serem quebrados. Então, algumas pessoas usam qualquer tipo de papel, como por exemplo, que de uma revista.
Guindastes individuais origami são montados a 25 cordas com 40 guindastes em cada string.Conjuntos inteiros de 1.000 folhas de papel para fazer a sua Senbuzuru estão disponíveis.Algumas folhas suplementares são normalmente adicionados no caso de você cometer um erro. Cordas e miçangas que impedem que os guindastes de escorregar também fazem parte de conjuntos.
guindastes origami
guindastes origami
Guindastes são pássaros grandes com pernas longas e pescoços longos.Guindastes pertencem à ordem Gruiformes, e Gruidae família. Eles são conhecidos por sua beleza e danças de acasalamento espectacular. Eles se tornaram parte da mitologia de muitas culturas.
red-grous
red-grous
Quanto à mitologia japonesa, guindastes ("Tancho") pertencem aos animais místico ou santo (outros dois são dragão e tartaruga). Para o guindaste japonês é "o pássaro da felicidade" ou "Honorável Senhor Crane". Vendo dois guindastes de uma só vez é conhecido por ser boa sorte.
Acredita-se que as gruas viver mil anos. Existem inúmeras lendas japonesas sobre esta crença. Vamos falar sobre o grande guerreiro Yorimoto que viveu no século 12.Quando ele morreu, sua alma foi transformada em um guindaste e voou para longe.
Yorimoto usado para anexar os rótulos para as pernas de gruas. Este rótulos continha uma mensagem curta pedindo a todos aqueles que capture guindastes para escrever o nome do seu lugar e, em seguida, re-lançamento dos pássaros. Muitos séculos depois da morte Yorimoto, havia relatos de pessoas que afirmam que viram os guindastes.
Guindastes são um tema popular na arte tradicional japonesa. Exemplo perfeito para essa afirmação é de 15 metros de comprimento de rolagem com guindastes feitas por Tawaraya Sotatsu no início do século 17. O scorll é agora mantido no Museu Nacional de Tóquio.
Por que as pessoas fazem Senbazuru? Existe uma lenda que diz que dobrar um mil grous de origami vai fazer um desejo, como por exemplo a vida longa ou recuperação de doença ou lesão, se tornar realidade.
Senbazuru é tradicionalmente dada como um presente de casamento. É um desejo por mil anos de felicidade e prosperidade para o casal. Muitos dão Senbazuru a um bebê recém-nascido também.
Senbazuru






Pessoas no Japão acreditam que ter um Senbazuru enforcado dentro de casa vai trazer boa sorte. Relativamente nova tradição é a de fazer de 1001 guindastes origami. As pessoas começaram a fazer este extra apenas para dar sorte.





Senbazuru tornou-se parte da literatura. Muitos de vocês podem ter lido o livro "Sadako e os Mil guindastes de papel", escrito em 1977, pelo escritor canadense Eleanor Coerr. O livro é baseado em uma história real.
Sadako Sasaki
Sadako Sasaki
Sadako Sasaki (1943-1955) era uma menina japonesa que tem leucemia, como resultado da radiação criada pela bomba atômica (conhecido também como "Little Boy"), que foi lançada sobre Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945.No momento da explosão Sadako estava em casa, cerca de 1 km do marco zero.
Primeiros sintomas de uma doença (caroços no pescoço e atrás das orelhas) ter aparecido em Novembro de 1954. Em janeiro de 1955 apareceram manchas roxas nas pernas. Ela foi diagnosticada com leucemia. Ela foi hospitalizada no 21 de fevereiro de 1955.
Sadako melhor amigo Chihuko Hamamoto visitá-la frequentemente. Ela encorajou Sadako para começar a fazer os mil grous de origami. A versão popular da história, conforme apresentado no livro de Eleanor Coerr, é que Sadako conseguir terminar 644 guindastes antes da morte. Ela morreu no dia 25 de Outubro de 1955. O resto de guindastes, até 1000, foram feitas por seus amigos. Ela foi enterrada com todos os 1000 grous.
Hiroshima Peace Memorial Museum
Hiroshima Peace Memorial Museum
História pouco diferente sobre Sadako é apresentado na Paz de Hiroshima Memorial Museum.Há afirma-se que Sadako conseguiram fazer mil grous até o final de agosto, 1955.
Sadako Sasaki
Sadako Sasaki, estátua em Hiroshima
A estátua de Sadako segurando um tsuru dourado na Paz de Hiroshima parque foi inaugurado em 1958. Este monumento é dedicado não só para Sadako, mas também para todas as crianças morreram por causa da bomba atômica.
Na parte inferior do monumento há um texto gravado - "Este é nosso grito, esta é nossa oração: Paz no mundo".
História de Sadako existe como um filme também. Há um filme japonês "Senba-Zuru" ou "História Sadako", como é conhecido internacionalmente. Este filme de 96 minutos de duração, feito em 1989, foi dirigido por Seijiro Koyama.

sexta-feira, 8 de julho de 2011